Início

FacebookTwitter
O vocalista Thiago Bianchi (Shaman/Karma) soltou recentemente uma carta para a imprensa promovendo a criação do dia do Heavy Metal nacional. Semanas atrás o músico havia divulgado um longo manifesto mostrando grande insatisfação em relação ao cenário nacional, além de promover a união de bandas, públicos e mídia. (leia aqui)

Dessa vez Thiago Bianchi trouxe um organizado planejamento de como proceder para a criação oficial do dia do Metal no Brasil. Seria possível criarmos o dia oficial do Heavy Metal nacional? Sim!

Leia a carta do vocalista na íntegra:

“Durante o último trimestre de 2010, através de manifestos pessoais acerca do atual cenário do Heavy Metal nacional, acabei por tocar, não acidentalmente devo confessar, numa ferida extremamente aberta sobre o assunto.

É sabido por todos que um movimento “Metal Underground” sempre existiu, mas que, a meu ver, apenas esperava por uma chama que o inflamasse e o levasse à tona para os “holofotes” da cena “mainstream” da música brasileira. Pois bem amigos, aqui está uma faísca que, quem sabe, pode dar início a essa chama.

Após divulgar os referidos manifestos, uma avalanche de e-mails e mensagens de apoio tomou minha caixa postal. Também nos “bastidores”, fui abordado por inúmeros amigos e colegas de segmento, me confidenciando partilharem desse mesmo sentimento “amargo” sobre a situação em que o metal se encontra por aqui, inclusive mostrando prontidão a ajudar no que fosse preciso, em prol do Metal Brasileiro.

Após muitas idéias trocadas com fãs, formadores de opinião, artistas, donos de casas, produtores e até advogados dispostos a se juntarem a causa, e claro, também junto à mídia que já nos apoia, chegamos a uma conclusão bem clara de que os elos estão prontos para se firmarem e iniciarem essa corrente que, com certeza, colocará o Metal nacional no seu devido lugar, no topo.

Thiago Bianchi (vocalista Shaman/Karma)

FOCO

Sejamos diretos e busquemos a raiz dessa situação que se encontra o todo. O problema central consiste, absolutamente, na FALTA de UNIÃO em TODAS as camadas que permeiam a cena, desde fãs a artistas. E isso é entendimento pacífico.

Na busca por essa união, precisamos ser constantemente lembrados que uma corrente precisa existir. Precisamos de uma data, a qual nos lembre que o Heavy Metal brasileiro é algo precioso e que precisamos estar sempre alertas por sua existência, como nação.

Precisamos de uma data comemorativa anual, reconhecida pela legislação (ou não), que faça com que, naquela semana que a cerca, em todo o país, sejam realizados eventos e festas celebrando o HEAVY METAL NACIONAL em bares, pubs, casa de shows, e por que não, em estádios?

DIA DO HEAVY METAL BRASILEIRO

Um pouco de história. Em meados de 77, apos algumas mudanças em seu “line-up”, a banda “STRESS” de Belém/PA iniciava suas atividades, e no dia 13 de novembro de 1982 lançava aquele que viria a ser o primeiro disco de Heavy Metal brasileiro, o LP homônimo “STRESS”. Seu lançamento ainda seria feito de forma espetacular, no estádio do Paysandu, para mais de 20.000 espectadores. O feito, até para os dias de hoje, é definitivamente louvável.

Seguindo a premissa de que o “nascimento” de um movimento é batizado pelo primogênito de sua espécie, DIA 13 DE NOVEMBRO É O DIA DO HEAVY METAL BRASILEIRO. Essa é uma data já reconhecida há algum tempo nos bastidores da cena nacional, e já está mais do que na hora de que seja oficializada e comemorada em todo o Brasil anualmente.

Capa do primeiro LP de Heavy Metal nacional

COMO

Como dito anteriormente, fãs de todos os níveis sociais e dos mais extremos cantos do país, se mostraram presentes para nos acompanhar nessa jornada e é justamente aí que mora o ponto “X” da questão.

Baseado na legislação para que se eleja a “comemoração de uma data ou movimento”, é necessário um abaixo assinado de, pelo menos, um milhão e trezentos mil nomes, a próprio punho (previsão sujeita a revisão, pois depende do número de eleitores brasileiros em atividade), e sendo esse um caso de movimento nacional, deve-se estar envolvido o maior número de estados possíveis.

São muitas assinaturas? Sim, com certeza. Mas com um pouco de organização e vontade, nós podemos, todos juntos, cumprir essa meta.

E para provar isso, aqui estão algumas ações que já estão em prática para dar o pontapé inicial na OFICIALIZAÇÃO DO DIA DO METAL BRASILEIRO.

AÇÕES

Não por acaso, essa corrente já vem sendo ensaiada por anos, principalmente por pessoas ligadas à própria mídia do segmento. Esse é justamente o caso dessa galera de peso, que já chegou junto com o maior apetite para um começo de jornada. Trata-se de uma grande conscientização e temos que ter em mente que é sim um trabalho de “formiguinhas”, que, quando unidas, podem sim fazer a diferença.

Quando falei sobre acordar e fazer algo pela causa que acredita, está aí um começo! Em alguns dias, divulgaremos um evento muito legal que, com certeza, dará ainda mais fôlego a quem está afim de ajudar nossa cena metálica. Quanto a isso, aguardem mais detalhes!

ORGANIZAÇÃO DAS ASSINATURAS

Chegamos à conclusão que, aqui em São Paulo, podemos nos comprometer a levantar cerca de 650 mil assinaturas e dividir as outras 650 mil para os outros estados. Isso vai exigir organização extrema. Portanto, exatamente no dia 20/01, colocaremos um site no ar, o www.metalprolbrasil.com.br, onde você entra, se cadastra, imprime sua ficha e pode começar a colher o máximo possível de nomes, RGs e assinaturas de pessoas à sua volta.

Não se esqueçam que não precisa ser necessariamente roqueiros: QUALQUER pessoa pode contribuir com sua assinatura, desde que realmente simpatize com a causa.

Se cada pessoa conseguir pelo menos 1000 assinaturas, é certo que batemos essa meta até o meio do ano, dando sequência ao nosso “ápice”.

ENCONTRO DO DIA 13/11

Se sair neste ano, ainda é cedo pra dizer, mas a idéia é comemorar o 1º dia do HEAVY METAL NACIONAL em um encontro na PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA, no DIA 13 DE NOVEMBRO DE 2011.

Trabalhamos com essa idéia e consiste em fazer um dia memorável, com a presença em peso de caravanas e gente de todo o BRASIL, onde teremos um palco tocando METAL NACIONAL o dia inteiro, além de claro, celebrar nossa conscientização. Esse será, com certeza, o marco de uma geração que não ficou “em cima do muro” pelo que acreditava. Como disse antes, farei tudo que estiver ao meu alcance para que essa não seja uma tarefa de um homem só e, sim, de uma CENA, FORTE e UNIDA!!! Agradeço aos sites especializados e blogs que têm me dado “voz” nessa luta.

Os interessados em representar sua cidade ou estado, no quesito de recolhimento de assinaturas, também devem, por favor, entrar em contato conosco pelos endereços citados.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Lembrando que, para que essa proposta tome forma, depende diretamente de TODOS NÓS!"

Thiago Bianchi (thiagobianchi.com / twitter - @thibianchi - @shamanimmortal / estudiofusao.com / myspace.com/shamanimmortal)


About the Author

Reynaldo Trombini

Reynaldo Trombini

Reynaldo Trombini é fã de Metal e bandas tradicionais como Megadeth, Metallica e Iron Maiden. Atua como colaborador do Metal Clube desde 2007 e de lá para cá vem realizando entrevistas, cobertura de shows e muito mais!

CDS & DVDS

GRIDLIST

Tarja Turunen - Colours in the Dark

Tarja Turunen é, sem dúvida, uma das personalidades mais influentes do Metal nos últimos…

Tropa de Shock - Immortal Rage

Quando falamos do Tropa de Shock nos remetemos a uma lenda viva do Metal brasileiro não é…

Gasoline Special - Rck n’ Rll

Imagine uma banda que exala Rock n’ Roll, apresenta um som direto e ao mesmo tempo…

Hate for Revenge – Return of the Hate

O Hate for Revenge, banda paulista formada em 1999, divulga após uma pausa nas atividades…

Primal Fear - Delivering the Black

Os alemães do Primal Fear podem ser facilmente tachados como uma das bandas de Metal com…

Forkill - Breathing Hate

Os cariocas do Forkill chegam ao cenário brasileiro com força total! A banda aposta em…

Fire Hunter - Arising From Fire

Mais de uma década de trabalho fizeram com que os paranaenses do Fire Hunter divulgassem,…

Dynahead - Chordata I

Já há alguns anos que os músicos do Dynahead têm conseguido aparecer com destaque em meio…