Skip to content
MetalNews!
Link atual: Home arrow Entrevistas arrow Hiran e Wilson - Brave
Hiran e Wilson - Brave Imprimir E-mail
Avaliação do Leitor: / 29
PiorMelhor 
Por Melissa Rios   
14 de novembro de 2007
Formada em 2004, a Brave rapidamente conseguiu se estabelecer como um dos grandes nomes da cena mineira, sucesso baseado principalmente em suas apresentações ao vivo. Tecnicamente acima da média, a banda, formada hoje por Hiran Garibaldi (vocais), Régis Vital e Rodrigo PX (guitarras), Wilson Zaidan (baixo) e Ricardo Linassi (bateria), chegou a figurar entre as dez mais votadas do estado de Minas Gerais para se apresentar no Brasil Metal Union 2006, sendo a única entre as bandas classificadas a não ter nenhum material lançado, nem mesmo uma demo. Em abril de 2007, finalmente chegou ao mercado o primeiro trabalho da banda, o EP “The Brave and The Bold”, que marca a estréia do grupo em grande estilo, com ótimas resenhas publicadas na mídia especializada. Para falar da repercussão do EP, mudanças na formação e outros assuntos (alguns polêmicos) o Metal Clube entrevistou o vocalista Hiran Garibaldi e o baixista Wilson Zaidan.  

DivulgaçãoMetal Clube - As resenhas publicadas até agora sobre o EP têm sido extremamente positivas. Como a banda tem recebido esta repercussão ao primeiro lançamento?  

Hiran Garibaldi - Na verdade não houve uma grande mudança nos planos da banda após o lançamento do EP, até mesmo porque, como é um lançamento independente, a distribuição foi muito limitada. Lógico que sempre é bom ler comentários positivos acerca de seu trabalho, mas o EP serviu mais como um teste de gravação mesmo, pra gente poder ver o que deveria ou não fazer com o nosso disco, que se tudo correr como o esperado, sai ainda em 2008.  
 
Wilson Zaidan - Confesso que a repercussão foi muito melhor do que o esperávamos!!! Nunca tínhamos gravado juntos, e estávamos nos conhecendo musicalmente. Foi tudo muito novo e corrido... Algumas vezes, chegávamos a gravar a música inteira em um único take! Daí deu no que deu! (risos)
 
Metal Clube - Então vocês não consideram como positiva a reação ao EP?

Hiran - Não é bem assim. A questão é que o trabalho foi gravado com poucos recursos, mais como teste mesmo. Além do mais, o produtor correu um pouco com as gravações e acabou deixando um pouco a desejar, além de não ter muita experiência em lidar com Heavy Metal. Mas todo mundo que ouve o EP tem elogiado, inclusive partes que nós da banda não curtimos muito. Mas eu acho que isso é normal, depois de pronto você raramente fica 100% satisfeito com o resultado final. E em termos de vendas tem sido legal, principalmente nos shows que fizemos para divulgar o trabalho em outras cidades.
 
Wilson - Claro que achamos positiva toda a repercussão! Mas depois de ficar 14 horas ouvindo o mesmo riff, você reflete "Deus, será que isto está bom?”

Metal Clube - Quais são exatamente os pontos que vocês acham que ficaram ruins no EP?

Hiran - Pô, quem tá falando que é ruim é você! (risos) Falando sério, não é que ficou ruim, mas por exemplo, os vocais podiam ter ficado menos "certinhos", mais do jeito que eu faço ao vivo. Dá pra ver perfeitamente a passagem da minha voz natural para os falsetes, o que não fica legal. O baixo também, em algumas músicas podia ter ficado mais "na cara". Precisava de um polimento melhor nos “backing vocals” e na mixagem em geral. Mas pra um primeiro trabalho tá bom, é um cd que rola de botar no som e ouvir curtindo.  
 
Wilson - Porra, temos um vocalista que grita pra caralho, e o produtor fala que ele não pode gritar?!? Aí tem algo errado!  
 
Metal Clube - E como está a agenda da banda na promoção do trabalho?

Hiran - A galera em geral vai achar que eu sou o maior chorão, mas também podia estar melhor! (risos) A gente na verdade está sem agenciamento, o que dificulta um pouco as coisas, mas em compensação fizemos grandes shows, como o do encontro de motoclubes em Curvelo, onde fomos a atração principal no primeiro dia e tocamos pra quatro mil pessoas até a chuva atrapalhar (risos) e o Passos Brutal Fest, onde tocamos junto do Perpetual Dusk e outras bandas lá de passos mesmo, como o Dark Legend, e foi muito legal! Mas eu acho que os melhores mesmo foram os daqui de BH, no Live Metal e depois no Matriz com o Thespian, que mesmo estando vazio foi divertido demais! Agora nós devemos tocar em Ipatinga em dezembro e ver como rola em São Paulo, Rio e Vitória no ínicio de 2008. Depois vamos ver.  

Metal Clube - Voltando ao “The Brave and The Bold”, vocês tiveram algumas participações especiais na gravação, mas elas não estão creditadas no encarte. Fale um pouco sobre elas.

Hiran - Na verdade houve um erro no envio do encarte para a gráfica, daí tivemos que soltar daquele jeito mesmo. Pra você ter uma idéia, nem contato rola no disco. Mas com certeza devemos toda a nossa gratidão para quem participou das gravações, que foram meu irmão Léo Garibaldi (Inner Fire) e meu aluno e parceiro Filipe Duarte (Vorticis, solo) que me ajudaram em alguns backing vocals.  
 
Metal Clube - Por que as faixas são todas creditadas para a banda? E como funciona o processo de composição?

Hiran - Dá para responder as duas numa só! A questão é que nós temos um pacto dentro da banda: não importa quem chega com a idéia inicial da música, toda a banda vai opinando até ficar de um jeito que todos gostem! Isso também serve pra mostrar que na Brave ninguém põe o ego acima da banda, e que todos têm a mesma importância dentro dela! Todos nós respeitamos e admiramos um ao outro, e temos a consciência de que é uma sorte enorme estar numa banda em que todos são músicos de um nível legal! Várias bandas podem ter um grande vocalista ou guitarrista, mas na Brave todos se equivalem, e temos orgulho de tocar uns com os outros!  

Wilson - A Brave é uma banda! Nós fazemos as músicas, nós escrevemos as letras, e ficamos satisfeitos de trabalhar em equipe! Os créditos das faixas para toda a banda são completamente merecidos!

Metal Clube - Mas vocês já sofreram algumas mudanças na formação, sendo duas no posto de baterista.

Hiran - Só que quando saíram o Ingo e o Odilon, nós nem consideramos como uma mudança, pois aquela formação era na verdade um estado embrionário. Estávamos começando e só chegamos a proposta definitiva com a entrada do Régis. Quanto ao outro baterista, de quem eu prefiro omitir o nome, ele saiu por não se enquadrar no esquema da banda que se baseia em confiança e amizade. Infelizmente eu fui o último a perceber isso, tanto que levei adiante outros projetos ao lado dele, mas depois de algum tempo ele revelou quem realmente era. Posso até entender que ele tenha problemas psicológicos, mitomania, sei lá, mas um homem de verdade deve honrar seus compromissos, principalmente se isso afetar a outras pessoas diretamente. Já o Ricardo entrou com toda a sinceridade e se tornou amigo de todos nós. Claro que o fato de ter outras bandas às vezes complica, mas no quesito relacionamento e dedicação musical, tudo se encaixou.  

Wilson - A única formação que eu conheço da Brave é a de hoje!!! (risos) Provavelmente o ex-baterista está em turnê na Islândia com a banda nova dele! (risos).

Hiran - Pois é! E deve tá pilotando o avião na tour, com o Bruce Dickinson de co-piloto e a Pámela Anderson de aeromoça! (risos)

Metal Clube - A Brave sempre pregou o "verdadeiro Heavy Metal", mas ao escutarmos o EP podemos sentir nuances de outros estilos. Quais são as inflüências presentes no trabalho de vocês?

Hiran - Cada um na banda tem um background diferente, até mesmo pela diferença de idade. Eu e o Régis vivemos mais o período final dos oitenta, então temos uma forte veia hard. Já o Ricardo vai mais para o lado do melódico, progmetal e thrash; e o Wilson fica com o Power e o sinfônico. O PX como mais novo, escuta tudo isso que a gente o obriga (risos). Não, na verdade o cara estuda choro e clássico desde os sete ou oito anos, mas busca dentro do metal conhecer de tudo, além de ter uma forte bagagem de música brasileira e erudita. Mas o que realmente nos une é o metal mais tradicional, embora todos ouçam desde "hard farofa" ao metal mais extremo, além de pop e outros sons oitentistas.  

Wilson - É... quando viajamos, a gente escuta Britney Spears e High School Musical! (risos). Brincadeiras à parte, eu acho que é isso que torna o som da Brave original! As inflüências divergem e se voltam para o mesmo objetivo! Não nos preocupamos com rótulos na hora de compor, só queremos fazer o nosso som e ter um pouco de diversão!

Metal Clube - Mas se você tivesse que comparar o som da banda com algum nome da cena, qual você citaria?

Hiran - É muito complicado isso. Temos alguns lances mais Manowar, outros mais Iron Maiden, Accept ou até mesmo Testament, sem falar de umas características meio Symphony X, até porque temos uma banda cover deles, o Régis, o Wilson e eu. Mas se tivesse que citar uma só, acho que eu escolheria o Judas Priest, justamente pelo ecletismo dentro das composições, mas mantendo as características da banda. E lógico, falta ter o talento e a grana desses caras, né? (risos)

Wilson - Já ouvi dizer que a Brave parece Steel Dragon, já ouvi dizer que a Brave parece Candlemass, já ouvi dizer que a Brave parece Judas Priest. Mas pra mim, a Brave parece com a Brave!!! Acho que é essa abrangência que toma conta de nossa peculiaridade!  

Metal Clube - Mudando de assunto, como vocês vêm a atual cena de metal em BH?

Hiran - Humn...olha, melhorou bastante apesar da falta de espaço, do pouco reconhecimento do público e dos produtores em geral com as bandas locais de trabalho autoral. O problema é que todo final de semana rola showzinho de banda cover, ou de banda nova que aprendeu a tocar no guitar-pro e acha que é o Angra ou o Dream Theather; e isso satura a cena, que já não é muito forte. Sem falar nos caras que pagam pra tocar em eventos, o que é pior que tocar de graça. Uma coisa é fazer uma parceria com a produção, pegar uns ingressos pra vender e tal, outra é dar mil, mil e quinhentos contos para o cara te colocar no ”cast”. Isso não valoriza banda nenhuma, muito pelo contrário. Outra coisa grave é o lance do público: rola show de banda gringa, o cara vai mesmo sem gostar do som, só pra dizer que foi. Já banda brasileira, o cara só vai se for nome com algum reconhecimento internacional. Sem falar que todo mundo hoje em dia monta uma banda, daí vai no show pra ficar "metendo o pau" depois. Quantas bandas diferentes tocaram no matriz esse ano? E dessas, quantas vão vingar? Só que os produtores não querem saber de chamar banda séria, porque senão tem que pagar uma merreca de cachê, e a meninada não cobra, até porque para eles é só curtição mesmo. O foda é que depois dessa entrevista, aí é que ninguém mais vai nos shows da Brave mesmo! (risos) Mas pra falar a verdade, quem curte o nosso som não deve tá nem aí pro que eu falo mesmo! (mais risos).  

Wilson - É complicado isso! Em BH, tem muita gente que vai aos shows de uma banda para observar se o guitarrista tem técnica, ou se o vocalista alcança notas altas!!! E isso não é a verdadeira essência de um show de Heavy Metal!!! Felizmente, ainda existe um público que saiba curtir a banda como um todo e vai ao show pra beber sua cerveja e se divertir, independente da velocidade que o cara toca! Sempre damos sorte de tocar para esses caras e é isso que compensa todo nosso trabalho e suor!!  

Metal Clube - Então vocês acham que BH não tem nomes capazes de fazer sucesso na cena?

Hiran - Claro que tem!!! E em todos os estilos! Pega por exemplo o Black Metal, tem o Perpetual, grande banda, fiquei de cara com o show deles em Passos! E ainda tem a Paradise in Flames, que lançou um discasso, trabalho de nível gringo mesmo! Em outro tipo de som tem a Wisache, que eu acho que tem tudo pra arrebentar até mesmo nos EUA, assim como o Inner Fire que também tem algo de metal moderno, mesclando com metal tradicional, thrash e death; tem o Hell Trucker, o Escarpus, Rosa Ignea, Noturna, o SilverCrow tá mandando legal, assim como o Vorticis... ah, e tem o Dinnamarque que, afinal, conta com meia Brave! (risos). Fora essas tem mais um monte de bandas com trabalhos sérios e de qualidade, todas elas têm sido prejudicadas pelos mesmos motivos que eu falei anteriormente.

Metal Clube - Falando de público, como foi ser colocada entre as dez melhores bandas de Minas na votação pro Brasil Metal Union 2006?

Hiran - Foi incrível! E o mais legal é que a gente nem estava sabendo que o nosso nome estava rolando, só fomos tomar ciência quando já tínhamos nos classificado em BH! Daí rolou a maior expectativa, não pra tocar no evento, pois sabíamos que sem nem uma fitinha lançada nem ia rolar, mas mais pra ver em que lugar ficávamos, só paro o ego mesmo! (risos) Mas foi um grande reconhecimento, a maior prova de que nossos shows estavam agradando ao público!
 
Metal Clube - Como está o processo de gravação para o debut da banda?

Hiran - Nós ainda estamos em processo de composição, e ele anda meio lento ultimamente. A agenda do Ricardo anda meio apertada, sem falar de outros problemas que tivemos nesse segundo semestre. Mas acredito que até o início de fevereiro, nós já devamos entrar no estúdio com o produtor (que nós ainda vamos escolher) para uma pré-produção e, como eu já falei, espero que ele fique pronto no segundo semestre de 2008.  
 
Metal Clube - Já tem título definido?

Hiran - Não, ainda é cedo pra isso! Até porque ainda queremos terminar umas seis ou sete composições, e daí pode vir uma que tenha um titulo que encaixe mais com a proposta do álbum.  

Metal Clube - E a gravadora? Já exite uma definida?

Hiran - Tivemos até algumas propostas, mas a princípio vamos fazer o lance de forma independente mesmo. Talvez fechemos algum acordo de distribuição, mas achamos que fica mais fácil negociar depois do trabalho pronto.

Metal Clube - Muito obrigado pela entrevista! O espaço está aberto para suas considerações finais!

Hiran - Agradeço em nome da Brave ao Metal Clube pela oportunidade e a todos aqueles que têm apoiado a banda nessa trajetória. A luta é dura, mas quando vemos que vocês se divertem em nossos shows tanto como nós, sentimos que estamos realizando um bom trabalho! Continuem fortalecendo a cena e prestigiando as bandas daqui! Contamos com o apoio de todos vocês, nossos irmãos no metal! Be Brave!  

Wilson - Muito obrigado a todos, e também ao Metal Clube por tornar a cena cada dia mais forte aqui em BH!!! VALEU!
 
Comentarios (95) >>

celso alves said: _

  opa... sempre velho... opinião é opinião... como diz o meu pai "gosto é igual bunda... umas sao lavadinhas e as outras sujas... cabe a nós respeitar a higiene de cada um!!!"
dezembro 12, 2007

Emerson Correia said: _

  Não cara, num to dizendo que voce falou mal, não, cara, agora eu entendi, só falei que não concordo! O que eu to falando é do público em geral e não de voce, que parece ser um cara centrado. Esclarecidos?
dezembro 12, 2007

celso said: _

  o problema foi que eu ouvi o cd e não curti... o mesmo com o Hargos, eu ja fui em varios shows deles sempre achei ducaralho
dezembro 12, 2007

celso said: _

  também não falei que o vocal ou o baixista, etc... são ruins... pelo contrário... são excelentes músicos, assisti o show deles e eles agitam bastante...
dezembro 12, 2007

Celso Alves said: _

  Opa... vc está confundindo as coisas Emerson... como eu mesmo afirmei... "isso é uma opinião própria..." cada um tem o direito de pensar de um jeito...
dezembro 12, 2007

Emerson Correia said: _

  Eu por exemplo nem gosto de Death e Black mas apoio as bandas daqui que fazem esse estilo, desde que tenham competencia. Nem conheço os caras da Brave, exceto por trocar uma ou outra idéia depois de show, e eles me parecem bem humildes. E acho sim a banda entre as melhores, junto de nomes como Hibria, Steel Lord e outras.
dezembro 11, 2007

Emerson Correia said: _

  o problema é quem fala mal sem conhecer ou gostar de determinado estilo.
dezembro 11, 2007

Emerson Correia said: _

  Ouço Metal a muitos anos e a muito tempo não via uma banda de metal tradiconal tão diferenciada, com bons guitarristas, baixo forte, bateria idem e vocais sem imitar ninguem, mesmo que as vezes soe como King Diamond nos agudos.
dezembro 11, 2007

Emerson Correia said: _

  Fala Celso! Eu entendi vc dizer que as as músicas eram ruims por ter dito " com essas músicas, sem chance". Mas agora entendo o que quis dizer, mas não concordo.
dezembro 11, 2007

celso alves said: _

  Grande Emerson... me mostre onde eu disse q as músicas são ruins?.. só disse q as músicas não estão com qualidade para elevar a banda a ponto de ser considerada "uma das melhores bandas do Brasil"... e isso é uma opinião própria... ouvi o cd... as músicas tao legais mas tão muito sem originalidade, e isso também não quer dizer q achei as músicas ruims... admiro o trabalho e esforço dos caras... e desejo toda sorte e sucesso nessa caminhada... mas com humildade, pq aí sim eles podem ir longe!!!
dezembro 11, 2007

Rafa said: _

  Acima da média? Deve ser por isso q eles ainda tocam no Matriz!!!
dezembro 11, 2007

Emerson Correia said: _

  Quais músicas da Brave são ruins? Eu achei o Disco muito acima da média!
dezembro 10, 2007

Celso Alves said: _

  Galera... sem exageros de ambas as partes tbm né... a banda é legal... mas ta longe de ser uma das melhores do Brasil... os caras são esforçados, tocam bem... tem tudo pra chegar perto disso... mas agora... com essas músicas... na minha sincera opinião... sem chance!!! agora tbm gordura, feiura, tipo do instrumento... não tem nada haver tbm... o que conta é a técnica que o cara tem... pode tocar numa guitarra Jennifer que se o cara manda bem ele tem chance de alcançar seus objetivos sim...
dezembro 07, 2007

Kekel said: _

  Oba!!! Tem Show da Brave em janeiro!!! Finalmente esses manés que falam mal da banda poderão ver ao vivo como se faz Metal de verdade!!!!
dezembro 02, 2007

ted ramone said: _

  olê,olê, olê, olê, Bravêê, Bravêê!!!!!
novembro 27, 2007

roars said: _

  PQP!!!! QUANTA GENTE INVEJOSA! DA VERGONHA DE SER BELO-HORIZONTINO!!!! A BANDA É UMA DAS MELHORES DO BRASIL E NEGUINHO INVÉS DE APOIAR DETONA!
novembro 27, 2007

Kekel said: _

  Com o talento que o vocalista tem, com certeza mesmose ele foss feio arrebentaria no metal!!! E ele tem uma postura de palco invejavel! E olhos lindos! Super fofo! Morra de inveja!
novembro 26, 2007

Rodolpho said: _

  Depois reclamam que Metal em Bh não vai pra frente,com esse grupinho de gente invejosa que só sabe criticar qualquer um que tente fazer um trabalho solido,bom,todo mundo já sabe que é assim,pra uqe bater na mesma tecla.
Coitado desse povo,não pode ver ninguem crescer que fica incomodado
novembro 25, 2007

Rodolpho said: _

  Pergunta ao Guitarra do Symphony X ou ao Timo tolki se a forma fisica atrapalhou ele seu trouxa
novembro 25, 2007

Duke said: _

  vc não pode alcançar o sucesso sendo feio e gordo e com um baixista que toca com um baixo modelo enterprise
novembro 24, 2007

Rodolfo Rodrigues said: _

  Primeiro quero destacar a qualidade dos musicos da brave,pricipalmente do wilson que para mim é sem duvidas um dos melhores baixistas em bh hj.Em seguinda,concordo muito com o que o hiram disse sobre bandas covers.Isso vem saturando a cena uma vez que tem tirado oespaço de bandas boas com material gravado de demonstrar para o publico.Se os festivais abrissem mais oportunidades para bandas com material feito,realmente trabalhado,teriamos mais chance de ter uma cena forte com bandas realmente de qualidade
novembro 23, 2007

Rodolpho said: _

  Gente surda e invejosa é um caso serio mesmo,coidado,chamar os outros de mediocres,aqui,faz melhor ok? Tá desafiado a fazer melhor,até eu posso falar mal de um piloto de caça sem nem saber voar teco teco,mas,sobe lá e faz melhor...ai a historia muda não é?
novembro 23, 2007

HENRIQUE PEDRAS said: _

  incrível como essa galerinha de BH pode ser tãããããão invejosa... Dá pra sentir o "ódio" no comentário dessas pessoas, e afirmar como tudo isso é pura inveja ou despeito.. Parabéns BH, parabéns pelo título de pior público do Brasil
novembro 22, 2007

Thais said: _

  Genial!!! A banda é autentica até para zoar o Fred Goma! Quem conhece a peça assina embaixo!HAHAHAHAHAHAHAAHAH!!!
novembro 21, 2007

THIE - LION HEART said: _

  ROCKERSS!
novembro 20, 2007

emerson correia said: _

  cara, da gosto de ver o profissionalismo dessa banda! Basta comparar a entrevista deles com a de outras bandas daqui! sem falar nas músicas ficam na cabeça sem torrar!!
novembro 19, 2007

WILSON ZAIDAN - BRAVE said: _

  HU HU HU HU TESÃO DA MINHA VIDA! adoro!
novembro 19, 2007

roars said: _

  CARA, TÁ MALUCO????? O WILSON É UM DOS MELHORES BAIXISTAS QUE EU JÁ VI, TU NÃO FOI NO SHOW QUE ELES TOCARAM COVER DE SYMPHONYX, NÉ?PIRAÇÃO...
novembro 19, 2007

pedrinho said: _

  A banda quando é ruim e o fator música não ajuda, o jeito mesmo é polemizar para chamar atenção. Pior ainda uns baixistas igual esse Wilson, um total mimadinho que se acha o músico e não sabe nem onde colocar a cara de tão mediocre que é a sua técnica musical. Uma lástima mesmo, meu caro. HAHAHAHAHA
novembro 19, 2007

FÁBIO SANTOS said: _

  Vcs não entendem nada seus burros. Eles não falaram mal do dinnamarque, e sim elogiaram a banda. Foi só brincadeira. E essa do baterista foi a melhor.. ahahhaahahahahaha colocaram a boca no trombone !! isso ae Brave!
novembro 19, 2007

Rodolpho said: _

  WEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!
novembro 18, 2007

Rodolpho said: _

  Como sempre tem uns espertos que só sabem criticar,vou só dizer o que digo sempre,façam melhor ou calem a boca.
Parabens a Brave.
novembro 18, 2007

Junin Batera Silvercrow said: _

  Bela entrevista do pessoal da Brave!! Parabêns pelo trabalho e sucesso!!! STAY... TRUE HEAVY!!
novembro 17, 2007

Thiago Meireles said: _

  hahahaha Brave Polemiza!!! Essa banda é do ***!!! podem me esperar em seus shows!
novembro 17, 2007

WILSON ZAIDAN - BRAVE said: _

  e vai rolar a festa... vai rolar!! tara´rárá´ra´rheuibfy2bcypnh cnfewqiociwo
novembro 16, 2007

WILSON ZAIDAN - BRAVE said: _

  heauaehueaheauehauea seus c us!
novembro 16, 2007

WILSON ZAIDAN - BRAVE said: _

  Claro... faltamos com ética e respeito com nossos amigos do Dinnamarque! Agora perguntem à eles (dinnamarque), se eles acham o mesmo!
novembro 16, 2007

Hiran Garibaldi said: _

  E eu realmente sou fã do trabalho de todas as bandas que citei, inclusive o Dinnamarque, e eles sabem disso
novembro 16, 2007

Hiran Garibaldi said: _

  Especificamente para rubens: Cara, essa é uma brincadeira que fazemos entre nós o tempo todo, e tenho certeza que voce ficou dez mil vezes masi chateado do que o Rafa, pq ele já está acostumado, e me zoa também!
novembro 16, 2007

rubens said: _

  bem digo novamente que achei injusto com a dinnamarque a forma que vc colocou o nome deles na entrevista (. ah, e tem o Dinnamarque que, afinal, conta com meia Brave! (risos). )ironico não se vc realmente se considera um amigo dos caras ainda mais tendo compartilhamento de integrantes seria mais legal da sua parte ter citado da forma que vc falou no seu comentario a baixo não é? então acho que faltou etica e respeito da parte do entrevistado a uma pessoa que ele se diz amigo.
novembro 16, 2007

General said: _

  "Engraçado essa banda Brave falar mal das que tocam cover no Matriz, porque a pouco tempo atrás eles faziam o mesmo. Só foi colocar umas 2 próprias chatíssimas no repertório para acharem que tem o rei na barriga." 2
novembro 16, 2007

Kekel said: _

  A Brave com certeza é a melhor banda que eu já vi ao vivo! Os caras mandam Alexander The great, perfeito! E a voz do cantor parece Manowar!
novembro 16, 2007

Ted Ramone said: _

  E roceiro falando que mulher não entende de metal!
novembro 16, 2007

Ted Ramone said: _

  Os caras daqui só sabem falar mal das bandas que são entrevistadas
novembro 16, 2007

Baraka said: _

  Brave Rules!!!
novembro 16, 2007

Ted Ramone said: _

  Eh duro, neguinho fica pregando união na cana mas só sabe meter o pau nas bandas daqui!
novembro 16, 2007

Anderson said: _

  E isso ai Hiran aplaudo vc e todas as bandas que vc citou, continuem fazendo o trabalho de vcs sempre com humildade e respeito, principlamente pela cena e pelos colegas, nao e todo mundo que cita outras bandas em entrevista de forma positiva, tanto o dinamarque como toddas as outras citdas. Negocio e esse cointinua fazendo show que existem verdadeiros fas de metal, se em bh nao der pelo menos em Betim e Contagem existe respeito.
novembro 15, 2007

Hiran Garibaldi said: _

  se não conhece, busque conhecer e fique a vontade para emitir sua opinião
novembro 15, 2007

Hiran said: _

  Não conhece a banda, procure conhecer e fique a vontade para emitir sua opinião!
novembro 15, 2007

Hiran said: _

  Não gosta da banda, não va aos shows, nem proure material sobre ela;
novembro 15, 2007

Hiran said: _

  Portanto, agradeço às críticas, tanto positivas quanto negativas a esta entrevista e finalizo com o seguinte:
novembro 15, 2007

Hiran said: _

  Portanto, agradeço às críticas, tanto positivas quanto negativas a esta entrevista e finalizo com o seguinte: Não gosta da banda, não va aos shows, nem proure material sobre ela; Não conhece a banda, procure conhecer e fique a vontade para emitir sua opinião! Abraços a todos!
novembro 15, 2007

Hiran said: _

  Nem por isso, considero o que ele pensa uma "grande bobagem", apenas não concordo. Ouço metal a quase vinte anos, e sempre acreditei que a maior qualidade dos fãs do estilo é a de respeitar as opiniões alheias e aliberdade de expressão.
novembro 15, 2007

Hiran said: _

  Já respondendo sobre minhas palavras quanto a quantidade de bandas, gostaria de frizar que esta é minha opinião pessoal, assim como a do meu amigo Luiz é contrária.
novembro 15, 2007

Hiran said: _

  já respondendo sobre minhas palavras quanto a quantidade de bandas, gostaria de frizar que esta é minha opinião pessoal, assim como a do meu amigo Luiz é contrária. Nem por isso, considero o que ele pensa uma "grande bobagem", apenas não concordo. Ouço metal a quase vinte anos, e sempre acreditei que a maior qualidade dos fãs do estilo é a de respeitar as opiniões alheias e aliberdade de expressão. Portanto, agradeço às críticas, tanto positivas quanto negativas a esta entrevista e finalizo com o seguinte: Não gosta da banda, não va aos shows, nem proure material sobre ela; Não conhece a banda, procure conhecer e fique a vontade para emitir sua opinião! Abraços a todos!
novembro 15, 2007

Hiran said: _

  Cara, ninguém entendeu o que eu quis dizer, não? Eu estava elogiando o Dinnamarque, e brinquei com o fato de dois músicos fazerem parte das duas bandas. Nem a Brave depende da dinnamarque e muito menos a Dinnamarque depende da Brave, exceto no sentido de sermos todos amigos e querermos engrandecer a cena. faltou entendimento e senso de humor aos críticos, mas isso não me incomoda de forma alguma. quanto ao meu relacionamento com a Melissa, quero deixar claro que ela já era colaboradora do site a muito tempo, e devido a essa proximidade dela com a banda através de nosso namoro, foi solicitada pelo MetalClube a realizar a entrevista.
novembro 15, 2007

Anderson said: _

  Engracadinho que posta aqui, pra denegrir banda, pelo motivo que seja, com certeza e boy, e ou muleque que com certeza daqui a 5 anos nao vai nem mais escutar metal, ta na hora de acordar,
novembro 15, 2007

Anderson said: _

  Olha a diversidade de bandas de primeirissimo nivel que temos aqui em BH, se nao gosta de determinada banda ou estilo, olha a gama de possibilidades, se nao gosta da banda, vai dar valor a que vc gosta. Mas na boa mocada sempre com respeito, ideia de fofoca, de disse me disse, de uma banda menosprezar a outra, ou seus componentes, isso e idiea de playboy
novembro 15, 2007

Anderson said: _

  So nesse entrevista o vocal citou o nome de bandas que deveriam estar muito bem na cena mineira, mas que infelizmente deixam de tocar aqui justamente por causa dessa palhacada, Perpetual Dusk, Paradise In Flames, Wisache, Inner Fire , Hell Trucker, Rosa Ignea , Noturna, Escarpus
novembro 15, 2007

Anderson said: _

  E brincadeira, o galera vamos parar de fazer por merecer o titulo de publico mais paia do brasil, vamos começar a apoiar as bandas,a o inves de denegrir, vamos começar a prestigiar mais os shows e parar de sermos o publico que todo mundo sabe que e o mais nojento
novembro 15, 2007

rubens said: _

  ola gostaria de disser a galera da banda que o cd e legal a banda é boa mas acho que vcs não foram profisionais o bastante pra dar uma entrevista entendem.
primeir pegar a namorada do vocal e fazer a entrevista. segundo falar mal de ex integrandes denegrindo a imagem da pessoa vcs sabiam que isto pode dar processo?
terceiro pelo que eu entendi e conheço das bandas acho que vcs foram anti eticos com bandas como a dinnamarque pois ja tive a oportunidade de conheçer os caras pessoalmente e são todos e são muito mais experientes misicalmente do que a outra metade da brave que não toca com eles então acho que uma banda pra ter respeito de fa precisa respeitar outras pois fa não é so de uma e sim de varias.
então eu digo que vcs da brave acabaram de perder um fã;
abraços
novembro 15, 2007

LiOzzy said: _

  inha eu amo a brave loucamente!
todos os integrantes sabem disso!
adorei o ep! e qro mais show o/
to ai pra dar apoio em tuuuuudo sempre! e pra encher o saco tb! hihihi
bjoka
novembro 15, 2007

WILSON BRAVE said: _

  ABALÔ ABALÔ SACUDIU BALANÇÔ!
novembro 15, 2007

WILSON BRAVE said: _

  EAUEAHUEAHEAUEAHEAUHEAUEAHEUAHEAUEAHUEAHEHUEA
ADORO!!!
HEAUEAHEAUEAHEUAHEAUEAHEAUEAHEAUEAHAEUAE PASSO MAL!
E respeitem nosso papagaio assado na capa do Ep!
HEUEHUEAUEAHEAUHEAUEAHEAUEAEAHEUHHAEUEHEAUAEHAEUHEAUAEH EAUEAHEAUHEHEAUEHEUAHEA
novembro 15, 2007

Luiz Romaniello said: _

  bem eu acho que tem muita bobagem escrita nesse entrevista principalmente em dois trechos, quando eu conseguir postar o comentário completo eu posto aqui
novembro 14, 2007

Luiz Romaniello said: _

  Gostaria de comentar alguns trechos o primeiro, O problema e que todo final de semana rola showzinho de banda cover ou de banda nova que aprendeu a tocar no guitar pro e acha que é o angra ou o dream theater isso satura a cena que já não e muito forte. Bem
novembro 14, 2007

senhor metal said: _

  a e a banda não era boa na epoca do freddy pois opinião propria ele não e um bom batera agora na faze ricardo sim eles tem um bom batera que toca com muitas bandas e antes de entrar na brave ja era da dinnamarque entende isto que eu acho paia pois entrevista não e coisa pra se brincar ne?
novembro 14, 2007

senhor metal said: _

  olha acho que uma banda profi não coloca em uma entrevista que a outra banda depende dela ainda mais como vc disse sendo amigos. anti etico pois como disse o ogum o ricardo entrou na brave depois e o regim depois então ambas dependem uma da outra falta ,total de respeito entendeu o que eu quis disser veruska?
novembro 14, 2007

senhor metal said: _

  sim o que o ogum disse foi otimo acho que uma banda profi não deveria falar mal ou dsesmerecer de outra ainda mais tendo vinculo com ela. falta total de respeito entendeou veruska
novembro 14, 2007

veruska said: _

  provavelmente, menos do que os que vc gostaria de ter pegado! hihihihihihihih
novembro 14, 2007

Rick Ricardo said: _

  Nosso querido Fred Goma..
Sempre retornando às paradas...
E sempre viajando Horrores.. hehehe
novembro 14, 2007

ROARS said: _

  BOM PRA TENTAR ACABAR COM A POLEMICA, PELO QUE EU ENTENDI O HIRAN ESTAVA ELOGIANDO AS BANDAS NAQUELA PERGUNTA! e TAVA BRINCANDO COM O LANCE DA DINNAMARQUE, ATÉ PORQUE CONHEÇO OS CARS E SEI QUE AS DUAS BANDAS SÃO MUITO AMIGAS, TANTO QUE PARTILHAM MUSICOS! CADE O SENSO DE HUMOR, PORRA?!?!?!
novembro 14, 2007

Chico Bento said: _

  Poxa, a gente nem pode homenagear os ícones dos quadrinhos nacionais rsrs
Ah.. já ouvi ele cantando na demo (aquela que tem uma ave desnutrida na capa)
O vocal dele parecia o King Diamond com diarréia...
10 anos? Poxa, já deve ter passado muito cabeludo pela sua mão rs
novembro 14, 2007

VERUSKA said: _

  e todos na banda sao bons! Já ouviu o Hiran cantar, meu caro?
novembro 14, 2007

VERUSKA said: _

  e não concordo com o senhor metal, pois a banda ja era otima no tempo do freddy
novembro 14, 2007

ogum do senegal said: _

  olha acho que vc ainda não entendeu o lance a dinnamarque e uma banda pelo que ja vi nos show muito competente pois ja vi o ricardo e o rafael juntos na atadarc e a banda sem eles caiu muito então se um cara entra pra uma banda primeiro que a outra obviamente se entrar em outra ele esta emprestado ou pro um tempo então a dinnamarque num conta com meia brave e nem a brave com meia dinnamarque saca então acho que deveria ter um pouco mais de respeito de ambas as partes e quem falhou agora foi a brave.
novembro 14, 2007

VERUSKA said: _

  Não, cara, eu não sou maria shampoo, sou fã de metal a dez anos e o fato de ser mulher e achar o guitarrista de determinada banda não prova que não entendo nada. Mas ao menos sou mais homen que vc , pois uso meu nome de verdade e não fico me escondendo atras de pseudonimos tirados de um gibi infantil
novembro 14, 2007

Rick Ricardo said: _

  Eu num sei de nada. Só sei que todo mundo acha que tá certo... que nem a brave nem metade das bandas de BH vão pra frente.. seja por manilhas ou por canos mesmo... pro fundo do lago da mediocridade muitas vão.
novembro 14, 2007

Chico Bento said: _

  E graças a Deus eu não tenho banda e nunca tocaria Angra.. rsrs
Vi algumas vezes essa banda, pois sou do interior. É com um vocal que pesa uns 200 toneladas?
novembro 14, 2007

Chico Bento said: _

  "E o Px é liiiiiiiiiiiindo! "
Ah... comentários vindos de uma maria-xampoo nem valem. Tadinha, só vai no show da banda pra ficar como groupie atrás do guitarrista. É de dar dó....
novembro 14, 2007

SENHOR METAL said: _

  uai todo mundo sabe que o Hiran namora com a Melissa Rios.. é so entrar no orkut de um dos dois para ver...
novembro 14, 2007

VERUSKA said: _

  E não concordo, pois a banda já era *** mesmo na epoca do Freddy, apesar de que o Ricardo é muito melhor! Mas todos na banda são fodas! Já ouviu o Hiran cantar, meu caro?
novembro 14, 2007

VERUSKA said: _

  Ja o senhor metal, o que tem a ver que banda foi formada primeiro? E o Regis só entrou no Dinnamarque depois que o Ricardo entrou pra Brave. Por que eles se acham? Naum entendi! não estou brigando com vc , so naum entendi mesmo!
novembro 14, 2007

VERUSKA said: _

  E quando eles tocam covers, eles tocam perfeitamente, já viu eles tocando fast as a shark, alexander the great ou laudadte dominum? Isso é inveja, deve tocar numa dessas bandas que eles falaram tipo quero ser o Angra!
novembro 14, 2007

VERUSKA said: _

  PRimeiro, quem namora com quem? por que eu como fã da banda não sei de namoro nehum e já que voce ta dizendo isso, é porque deve ser proximo a ela. Então porque não usa seu nome? Segundoa Brave nao toca duas musicas proprias e sim um monte, vc já foi em um show deles?
novembro 14, 2007

senhor metal said: _

  a em terceiro *** a namorada do vocal que fez a entrevista nossa essa a contigo metal online mesmo
novembro 14, 2007

senhor metal said: _

  a banda logo depois que sairam da atadarc ai depois o ricardo entrou pra brave e olha que nem conheço os caras em?
infelismente a brave e uma otima banda com grandes musicos mas com a cabeça pequena como as mais de 1000 bandas de bh.
novembro 14, 2007

senhor metal said: _

  segundo que eu saiba pois bh é um ovo a brave que conta com a dinnamarque inteira pois sem o batera a brave não e nada não e verdade e fora que eu me lembre o vocal da dinnamarque e o batera ja tinham montado...,continua
novembro 14, 2007

senhor metal said: _

  bem infelismente mais uma banda se achando primeiro que em uma entrevista eu nunca iria desmerecer ninguem mesmo que tenha me trago problemas...cont
novembro 14, 2007

Chico Bento said: _

  E... Engraçado essa banda Brave falar mal das que tocam cover no Matriz, porque a pouco tempo atrás eles faziam o mesmo. Só foi colocar umas 2 próprias chatíssimas no reportório para acharem que tem o rei na barriga.
novembro 14, 2007

Chico Bento said: _

  Ah... um dia eu vou montar uma banda ainda pra chamar a minha namorada pra entrevistar a mim e os meus camaradas. Pra uma coisa ela tem que servir.. rs
novembro 14, 2007

Chico Bento said: _

  Engraçado essa banda Brave falar mal das que tocam cover no Matriz, porque a pouco tempo atrás eles faziam o mesmo. Só foi colocar umas 2 próprias chatíssimas no reportório para acharem que tem o rei na barriga. Aliás, olha que até pode ter rolado isso mesmo, basta ver melhor o.... (rsrsrs)
O melhor ainda é a capa da demo.... uma autêntica ave-rapina africana na capa
Desnutrida, coitada rsr
novembro 14