Artigos

Eles estão por toda a parte no universo da música pesada: os guitarristas! Seja com rifss pesados, solos empolgantes ou mesmo com bases convincentes, as seis cordas dão o que falar no  Heavy Metal pelo quatro cantos do planeta!

 

No Brasil alguns músicos aproveitam sua virtuose e experiência na cena para lançar trabalhos instrumentais totalmente dedicados as guitarras. Conheça alguns destaques no cenário nacional!

 

Marcos de Ros

 

 

Marcos De Ros é um dos nomes mais atuantes na guitarra brasileira nos últimos anos. Seu talento, experiência e criatividade renderam quatro discos instrumentais, dois deles com releituras de ícones da música clássica como Mozart, Paganini, dentre outros.

 

O mais recente “Sociedade das Aventuras Fantásticas” é dedicado a personagens de livros/filmes como Pequeno Príncipe, Peter Pan e Superman. A longa trajetória dedicada a música – aos 14 anos já tocava com a banda Garganthuae – fizeram Marcos De Ros se enveredar por estilos desde Jazz até o Thrash Metal. Como reconhecimento foi incluído na lista 70 mestres brasileiros da guitarra e do violão da revista Rolling Stone Brasil, em 2012.

 

Assista o vídeo da faixa 'Just For Fun':

______________________________________________________________________________________________

 

Ricardo Primata

 

 

Logo aos sete anos o guitarrista baiano Ricardo Primata já se sentia atraído pelo som das guitarras. O ápice de sua carreira veio em 2009 com seu disco instrumental que surge de uma mistura do Rock com ritmos nordestinos: "Espelho da Alma".

 

O disco contou com as participações especiais do repentista Bule-Bule e do mestre da guitarra baiana, Armandinho Macedo. Seu trabalho foi amplamente reconhecido pela mídia, devido a sua originalidade e mistura inovadora de ritmos. Primata coleciona participações em workshop's do guitarrista Kiko Loureiro (Angra), além de lecionar em sua escola de música que fundou em Salvador, Bahia.

 

Assista o clipe da faixa 'Repentes':

_____________________________________________________________________________________________

 

Carlos Lichman

 

 

Ele possui mais de 15 anos dedicados a música e desde que lançou "Firestorm" (2007), seu primeiro disco instrumental, vem realizando bons trabalhos em sua carreira solo.

 

Carlos explora uma técnica que mescla velocidade com melodia e reúne em seus trabalhos muita técnica, feeling e criatividade. Atualmente divulga "Rock/Fusion Experience" (2013), mais recente full lenght. Alguns de seus discos tiveram distribuição mundial através do selo Boosweet Records.

 

Assista o vídeo de 'Hellish Priest':

______________________________________________________________________________________________

 

Walsuan Miterran

 

 

Walsuan Miterran é um guitarrista goiano que iniciou cedo os estudos - desde os 14 anos - e tem conseguido boas aparições na mídia nacional com o seu segundo disco instrumental: o versátil "Feelings of the Soul" (2014).

 

O músico tem história na cena: possui concluído o curso de Teoria Musical e guitarra e logo aos 18 anos já participou de eventos ligados a música gospel colecionando abertura de eventos com Oficina G3, Virtude, dentre outras. Walsuan ainda venceu concursos de guitarra e tem a marca IBanez como companheira inseparável desde os 16 anos. Atualmente trabalha no processo de composição do seu novo álbum, que se chamará "Juízo Final".

 

Assista o clipe de 'Memories of you':

______________________________________________________________________________________________

 

Nando Moraes

 

 

A banda Lethal Fear foi a responsável por apresentar Nando Moraes ao cenário brasileiro, gravando os discos "Unleashed" (2006) e "Y2black" (2008).

 

Em paralelo a sua banda, Nando começa a iniciar o seu trabalho instrumental se apresentando ao vivo no Festival de Inverno de Amparo, em 2008. O músico prioriza riffs, levadas e abre espaço para todos os instrumentos. Recentemente divulgou a capa de "Ignite!", este que será o seu primeiro disco instrumental!

 

Assista o clipe da faixa 'Rite of Passage':

______________________________________________________________________________________________

 

Edi Roque

 

 

Edi Roque é um músico, cantor e compositor com mais de 15 anos de carreira. Ao longo desta trajetória coleciona participação em trilhas sonoras, jingles comerciais e parcerias com outros artistas.

 

Sua técnica e experiência já renderam o lançamento de "Caminho", disco instrumental, gravado em 2011. Atualmente o músico divulga seu segundo registro: "Truth", de 2014. O novo álbum possui uma abordagem mais Rock n' Roll, com timbres mais agressivos e menos virtuose. Esse álbum foi produzido, mixado e masterizado pelo próprio músico e traz convidados especiais como Alex Fornari, Dani Moreno, dentre outros.

 

Assista ao clipe de Pseudo Prophetae:

______________________________________________________________________________________________

 

Cauê Leitão

 

 

O sonho de se tornar um músico profissional vem desde criança e, logo aos 18 anos, Cauê Leitão deixou a cidade de Caxias - MA e se mudou para São Paulo em busca de sucesso profissional. 

 

Se graduou em guitarra no Instituto de Guitarra e Tecnologia (IGT) orientado pelo “guru das guitarras” Mozart Mello. Nesse período, tocou com vários cantores e bandas. Além disso, estudava na menos que 10 horas por dia. Leciona aulas de guitarra no Centro de Estudos Musicais Rockabilly desde 2007 e realiza workshops por todo Brasil. O seu primeiro disco solo "LAB guitar experience (2012)" mostra uma mistura rock’n roll, blues e prog metal com um tempero dos ritmos brasileiros, como o baião.

 

Assista ao clipe de 'Taken by the Feeling': 

______________________________________________________________________________________________

 

Wagner Gracciano

 

 

Wagner Gracciano é um apaixonado pela guitarra e música em geral. Logo aos 8 anos já estudava violão com grandes professores da região de Uberlândia/MG. Ao longo de sua trajetória fundou grupos de Jazz, viajou pelo Brasil com as bandas Focus e Voice, além de já ter feito parte da banda do cantor de Blues americano J.J. Jackson, dentre muitas outras atividades ligadas à música.

 

Depois de três anos de trabalho, entre composição, pré-produção e gravação, Wagner Gracciano consegue finalizar a gravação de "Across the Universe" (2013), seu primeiro registro instrumental. Com influências que vão de Beatles até Rush e Dream Theater o artista mostra através de um clima cinematográfico amplo conhecimento musical.

 

Assista o clipe de 'Chaotic World':

 

 

Temos 209 visitantes e Nenhum membro online

LEITURA SUGERIDA:

GRID LIST
Shows e Festivais

Show do Almah em Belo Horizonte (2010)

Um domingo especial para os fãs do Almah! O projeto, liderado pelo vocalista Edu Falaschi…
Artigos

100 Maiores Bandas de Speed/Thrash Metal

O site DigitalDreamDoor, que é conhecido mundialmente por organizarmuitas listas com o…
Discos

Hazamat - Hazamat

As atividades se iniciaram no fim de 2010 após a extinção da banda Molestrike e, daí para…
Vídeos e Artistas

Slayer - Angel of Death

"Angel of Death" é um dos grandes clássicos da banda de thrash metal Slayer. Primeira…
Default Image
Shows e Festivais