Artigos

Eles estão por toda a parte no universo da música pesada: os guitarristas! Seja com rifss pesados, solos empolgantes ou mesmo com bases convincentes, as seis cordas dão o que falar no  Heavy Metal pelo quatro cantos do planeta!

 

No Brasil alguns músicos aproveitam sua virtuose e experiência na cena para lançar trabalhos instrumentais totalmente dedicados as guitarras. Conheça alguns destaques no cenário nacional!

 

Marcos de Ros

 

 

Marcos De Ros é um dos nomes mais atuantes na guitarra brasileira nos últimos anos. Seu talento, experiência e criatividade renderam quatro discos instrumentais, dois deles com releituras de ícones da música clássica como Mozart, Paganini, dentre outros.

 

O mais recente “Sociedade das Aventuras Fantásticas” é dedicado a personagens de livros/filmes como Pequeno Príncipe, Peter Pan e Superman. A longa trajetória dedicada a música – aos 14 anos já tocava com a banda Garganthuae – fizeram Marcos De Ros se enveredar por estilos desde Jazz até o Thrash Metal. Como reconhecimento foi incluído na lista 70 mestres brasileiros da guitarra e do violão da revista Rolling Stone Brasil, em 2012.

 

Assista o vídeo da faixa 'Just For Fun':

______________________________________________________________________________________________

 

Ricardo Primata

 

 

Logo aos sete anos o guitarrista baiano Ricardo Primata já se sentia atraído pelo som das guitarras. O ápice de sua carreira veio em 2009 com seu disco instrumental que surge de uma mistura do Rock com ritmos nordestinos: "Espelho da Alma".

 

O disco contou com as participações especiais do repentista Bule-Bule e do mestre da guitarra baiana, Armandinho Macedo. Seu trabalho foi amplamente reconhecido pela mídia, devido a sua originalidade e mistura inovadora de ritmos. Primata coleciona participações em workshop's do guitarrista Kiko Loureiro (Angra), além de lecionar em sua escola de música que fundou em Salvador, Bahia.

 

Assista o clipe da faixa 'Repentes':

_____________________________________________________________________________________________

 

Carlos Lichman

 

 

Ele possui mais de 15 anos dedicados a música e desde que lançou "Firestorm" (2007), seu primeiro disco instrumental, vem realizando bons trabalhos em sua carreira solo.

 

Carlos explora uma técnica que mescla velocidade com melodia e reúne em seus trabalhos muita técnica, feeling e criatividade. Atualmente divulga "Rock/Fusion Experience" (2013), mais recente full lenght. Alguns de seus discos tiveram distribuição mundial através do selo Boosweet Records.

 

Assista o vídeo de 'Hellish Priest':

______________________________________________________________________________________________

 

Walsuan Miterran

 

 

Walsuan Miterran é um guitarrista goiano que iniciou cedo os estudos - desde os 14 anos - e tem conseguido boas aparições na mídia nacional com o seu segundo disco instrumental: o versátil "Feelings of the Soul" (2014).

 

O músico tem história na cena: possui concluído o curso de Teoria Musical e guitarra e logo aos 18 anos já participou de eventos ligados a música gospel colecionando abertura de eventos com Oficina G3, Virtude, dentre outras. Walsuan ainda venceu concursos de guitarra e tem a marca IBanez como companheira inseparável desde os 16 anos. Atualmente trabalha no processo de composição do seu novo álbum, que se chamará "Juízo Final".

 

Assista o clipe de 'Memories of you':

______________________________________________________________________________________________

 

Nando Moraes

 

 

A banda Lethal Fear foi a responsável por apresentar Nando Moraes ao cenário brasileiro, gravando os discos "Unleashed" (2006) e "Y2black" (2008).

 

Em paralelo a sua banda, Nando começa a iniciar o seu trabalho instrumental se apresentando ao vivo no Festival de Inverno de Amparo, em 2008. O músico prioriza riffs, levadas e abre espaço para todos os instrumentos. Recentemente divulgou a capa de "Ignite!", este que será o seu primeiro disco instrumental!

 

Assista o clipe da faixa 'Rite of Passage':

______________________________________________________________________________________________

 

Edi Roque

 

 

Edi Roque é um músico, cantor e compositor com mais de 15 anos de carreira. Ao longo desta trajetória coleciona participação em trilhas sonoras, jingles comerciais e parcerias com outros artistas.

 

Sua técnica e experiência já renderam o lançamento de "Caminho", disco instrumental, gravado em 2011. Atualmente o músico divulga seu segundo registro: "Truth", de 2014. O novo álbum possui uma abordagem mais Rock n' Roll, com timbres mais agressivos e menos virtuose. Esse álbum foi produzido, mixado e masterizado pelo próprio músico e traz convidados especiais como Alex Fornari, Dani Moreno, dentre outros.

 

Assista ao clipe de Pseudo Prophetae:

______________________________________________________________________________________________

 

Cauê Leitão

 

 

O sonho de se tornar um músico profissional vem desde criança e, logo aos 18 anos, Cauê Leitão deixou a cidade de Caxias - MA e se mudou para São Paulo em busca de sucesso profissional. 

 

Se graduou em guitarra no Instituto de Guitarra e Tecnologia (IGT) orientado pelo “guru das guitarras” Mozart Mello. Nesse período, tocou com vários cantores e bandas. Além disso, estudava na menos que 10 horas por dia. Leciona aulas de guitarra no Centro de Estudos Musicais Rockabilly desde 2007 e realiza workshops por todo Brasil. O seu primeiro disco solo "LAB guitar experience (2012)" mostra uma mistura rock’n roll, blues e prog metal com um tempero dos ritmos brasileiros, como o baião.

 

Assista ao clipe de 'Taken by the Feeling': 

______________________________________________________________________________________________

 

Wagner Gracciano

 

 

Wagner Gracciano é um apaixonado pela guitarra e música em geral. Logo aos 8 anos já estudava violão com grandes professores da região de Uberlândia/MG. Ao longo de sua trajetória fundou grupos de Jazz, viajou pelo Brasil com as bandas Focus e Voice, além de já ter feito parte da banda do cantor de Blues americano J.J. Jackson, dentre muitas outras atividades ligadas à música.

 

Depois de três anos de trabalho, entre composição, pré-produção e gravação, Wagner Gracciano consegue finalizar a gravação de "Across the Universe" (2013), seu primeiro registro instrumental. Com influências que vão de Beatles até Rush e Dream Theater o artista mostra através de um clima cinematográfico amplo conhecimento musical.

 

Assista o clipe de 'Chaotic World':

 

 

Temos 190 visitantes e Nenhum membro online

LEITURA SUGERIDA:

GRID LIST
Vídeos e Artistas

Some Pain Will Last - Kreator

Faixa do álbum “Extreme Aggression” lançado originalmente em 1989, à canção “Some Pain…
Vídeos e Artistas

Six Feet Under - TNT

Um dos trabalhos da banda de Death Metal americana Six Feet Under que chama bastante a…
Ludmila de Andrade Torres
Artigos

Fãs comentam shows do Iron Maiden no Brasil

Certamente o público brasileiro amante do Heavy Metal viveu verdadeiros momentos de…
Artigos

Mulheres e microfones no Heavy Metal Tradicional: combinam?

Enquanto fã do estilo eu me fiz esta pergunta muitas vezes. Especialmente porque eu canto…
Entrevistas

Paula Mordente - Equality Fã Clube

O bom trabalho e o aumento do prestígio fazem com que o Almah ganhe mais e mais fãs. Para…
Default Image
Discos

CD: Guns n' Roses - Live ?!*@ Like a Suicide

Guns n' Roses - Live ?!*@ Like a Suicide Live ?!*@ Like a Suicide é um EP ao vivo da…